sábado, 11 de junho de 2011

Cuidados basicos na montagem de uma AIRGUN

Os tubos e conexões de PVC são os principais materiais utilizados para construir nossas armas, por isso mesmo, o cuidado com estes materiais devem ser redobrados. O ideal é utilizar somente materiais de marcas conhecidas como Tigre e Amanco. No mercado certamente encontraremos marcas com preços muito mais baixos e de qualidade muito baixa também, evite este tipo de material.

Outro fator importante diz respeito a união das peças durante a montagem da airgun. Já houve muitos casos em que peças (conexões) se soltaram (ou quebraram) das armas causando um grande susto (que nestes casos é o de menos) e também machucando pessoas. Para evitar que isso aconteça devemos tomar alguns cuidados:

  1. Os cortes devem sempre ser feitos no esquadro, para isso, o ideal é usar um cortador de tubos ao invés da tradicional "serrinha", isso garante um corte perfeito (não longitudinal) garantindo um encaixe perfeito da peça a ser soldada;
  2. As conexões soldáveis são as mais seguras e práticas para a fabricação de nossas espingardas caseiras, entretanto se não foram bem coladas soltam-se com certa facilidade. Para evitar que isso aconteça, devemos lixar bem as peças a serem soldadas, além de passar bastante cola nas duas partes a serem unidas. A cola para PVC, atua "derretendo" e soldando a conexão, com isso, os materiais se unem formando quase uma única peça. Para maximizar este processo devemos imediatamente após a união girar 90° as duas partes para garantir uma perfeita "fusão" das peças. A lixagem é importante para retirar a película brilhante do PVC além de causar ranhuras que permitem a cola penetrar ainda mais na peça.
  3. Tarraxa utilizada para abrir roscas nos tubos de pvc
  4. As conexões roscáveis, não precisam de cola (apesar de algumas pessoas usarem o adesivo veda juntas) em suas uniões, o que se constitui vantagem em relação as peças soldáveis, pois podemos desmontar e reaproveitar as peças para um novo projeto. Com as conexões roscáveis a vedação é feita com a fita veda rosca (teflon) que deve ser usada com moderação, o ideal é dar de 4 a 6 voltas na peça. Devemos evitar os excessos de fita, a fim de não causar dilatações nas conexões o que geralmente causa rachaduras e quebra da peça. Outro cuidado muito importante deve ser tomado na hora de se abrir roscas nos tubos. Sempre faça cortes retos (no esquadro) e na hora de rosquear o tubo, encaixe a tarraxa sem incliná-la. Roscas tortas deixam as conexões mal encaixadas o que pode ocasionar vazamentos além de deixar nosso rifle homemade torto.
  5. Uma medida que certamente aumentará a segurança de sua espingarda caseira é usar conexões com rosca de latão toda vez que precisar rosquear uma peça na outra. Estas conexões são um pouco mais caras que as tradicionais só que bem mais resistentes.


    Luva de 20x1/2 comum

    Luva de 20x1/2 rosca de latão


Se você seguir estas dicas na hora de confeccionar sua airgun, certamente poderá desfrutar de momentos de diversão e lazer com segurança.

Fonte : http://airgunmax.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário